domingo, 19 de setembro de 2010

QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA... OU NÃO.












Tenho que admitir que, nos ultimos dias, fui acometida por uma absoluta e total falta de criatividade... Não que eu a tenha em demasia, mas algumas vezes, quando termino de postar no Blog eu releio e digo:
PQP, esse ficou legal! Sim, eu releio as postagens, umas milhoes de vezes e, ainda assim, não identifico os milhares de erros de digitação e de concordancia (esses as vezes gritantes!) que cometo por aqui. Aqueles barbarismos de que falei outrora, mas quem liga? Acho que dá pra entender, ne? Esse aqui não é o Blog do professor Pasquale (diga-se de passagem que eu sempre fui muito fã dele). Bem, voltando a questão da falta de criatividade, eu considero este um dos piores defeitos do mundo! Você pode ser feio, chato, idiota... pobre e morar em Montes Claros, mas o faça com criatividade. Não te custa nada. Mas o que exatamente seria a criatividade? Bem... não importa onde moramos ou a que meio pertencemos, sempre conhecemos pessoas que exercem, de forma densa e brilhante (manifestei em outro post o sonho de usar esses dois adjetivos. Que alegria! mesmo sendo um plágio...) a criatividade. Eu, por exemplo, estou cercada de pessoas assim, e creio que, o fato de antes de ontem (sexta) e ontem (sabado) nenhuma delas ter-me chamado para tomar uma num bar qualquer, tenha a ver com a falta de criatividade que me acomete. porque comigo, sempre funcionou assim. Eu me adapto às pessoas com quem convivo e aos livros que eu leio. Isso é muito engraçado, porque eu me lembrei aqui que, quando estou lendo um livro de shakespeare, por exemplo, mentalmente, eu me expresso em versos e quando estou conversando sozinha (eu faço muito isso, já que sou ótima companhia), sempre sou deveras/demasiado poetica, aplicando até mesmo a ordem inversa das sentenças, como shakespeare costuma fazer, pelo menos nas versoes brasileiras Herbert Richers (sempre quis usar essa também!) que eu li. Quando leio Oscar Wilde, são os níveis de ironia e sarcasmo que vão às alturas e, em seu apogeu, chego a beirar a insuportabilidade. Ironia e sarcasmo são a mais bela manifestação da inteligencia, mas cuidado! isso tem um limite tênue. Deve-se se manter uma certa... humildade meio... forçada ao se praticar a irônia, ou você vai incorrer no erro imperdoável de profanar o ato com uma boa dose de pedantismo. Jamais seja pedante. Por outro lado, o sarcasmo, este sim, exige um pouco de impáfia (que palavra linda!), já que este, nada mais é, que a sofisticação criativa do que chamamos de deboche. Pessoas sem criatividade são debochadas, as criativas são sarcásticas (palavra de chuck norris). Falando em falta de criatividade... Lembrei de um exemplo clássico disso ao qual tive acesso essa semana. Embora fuja à temática do blog, falarei sobre e esse será o post de domingo, ou de sabádo atrasado. Se eu, depois que sair do SAMU, estiver feliz, eu faço outro post e ficamos em dia, se não, fica como está.
Então, lembro me que, quando tomei essa árdua missão, muito honrada até, de manter uma ritmo diário de postagens, a minha primeira foi sobre meu personagem nacional de quadrinhos preferido, o Val. Para quem não viu, confira o post aqui. Bem... para mim, o Val é um personagem único, ele tem aquele "je ne sais quoi", "sine qua non" não teria me cativado e tornado-me uma de suas maiores fãs que, diga-se de passagem, merece um exemplar impresso (eu e minhas cobranças mode on). Às vezes, pensando com os meus botões (expressão muito antiga essa), eu costumo compara-lo à um "bobo da corte shakespeareano" (sem mais explicações para isso, seria complexo demais). Fato que, o Val foi para mim uma descoberta e tanto! E, tenho que confessar, que a torrente de originalidade que envolvia o personagem acabou por envolver-me. Seco e ácido. É assim que seu idealizador o descreve e o faz com muita propriedade. Fato que, outro dia, quando estavamos numa "vibe" sobre plágio, que incorre em falta de criatividade e que é, o tema do post de hoje, foi-me apresentado um plágio do Val. (Quê????? ò.Ó) Isso mesmo! Trata-se de um tal de Jack Testosterona. Claro que não incorrei no erro de dizer aqui o nome do blog de onde eu tirei esse cara, vai que me processam!? Sim, meus caros, aprendi a lição... (hahaha). Quando somos "agraciados" com a dádiva de um plágio, creio eu, é, de certa forma, um motivo para regozijar-se (peça-me um dia para pronunciar essa palavra), afinal, se te copiam, é porque você é bom! Mas em dadas circunstancias, o plágio ofende e denigre. É o caso do caso acima. O personagem peca, e muito, no quesito criatividade. Como posso dizer... trocadilhos com bebidas, cometários sódidos sobre mulheres... dentre outras manifestações machistas, ou machulistas, como diria minha amiga Késia num acesso de criatividade, de onde saem o melhores neologismos, que eu sempre uso por aqui, fazendo parecer que fui que os criei, mas tudo bem, eu plagio/plageio com estilo. Ele me remete a um personagem de Zorra Total, ou de A Praça é Nossa, para mim, os dois programas humorísticos mais desumorados e sem criatividade da TV brasileira de que se tem notícia (o melhor é o horário eleitoral). Comum e previsível, essas são as palavras que melhor descrevem o Jack Testosterona na minha opinião. Então, por meio deste, manifesto a minha contrariedade para com essa mácula sórdida ao meu personagem preferido dos quadrinhos nacionais. "Na vida, nada se cria, tudo se copia"(CHACRINHA, 1800 e alguma coisa), mas eu sempre detestei coisas clichê...
Não confundam plágio com... inspiração, que é a relação que eu tenho com Cesar Mayer, o cara que inspira a forma como eu escrevo.

No mais, fiquem com o original e divertam-se!!!

www.plano-b.co.cc

Um domingo puta criativo a todos! Isso implica, não preciso dizer, mas digo, em não assistir TV.
Eu cosmakearei a lot!!!! e em breve (amanhã) já posterei no orkut nossa mais nova peça, que não será uma arma, eu acho, já que eu não sei em que se enquadraria um báculo.

Aguardem!

Ate mais vê!

Post justificado, vocês perceberam? Fazer monografia faz isso com a gente!

2 comentários:

  1. eu ja vi o cal achei bem legal embora eu nao acompanhe.
    se vc quer fazer administração faça,mas nao reclame e segundo o google baculo e uma arma,afinal vc pode bater na outro e ate matar

    ResponderExcluir

Deixe seu recado após o beep.